This is a platform for User Generated Content. G/O Media assumes no liability for content posted by Kinja users to this platform.

Quanto custa Fazer Mestrado Em Portugal E Como Atingir Bolsas

Quais São As Treinamento Gratuito: Introdução Ao Windows 10 Para Profissionais De TI Diferenças Entre Uma Pós-graduação E Um MBA?

SÃO PAULO - Caçula da pós-graduação no Brasil, o mestrado profissional surgiu há 15 anos no País e, apesar do enorme progresso desde 2009, ainda é insuficiente famoso nesse lugar. Mais prático do que o primogênito - o mestrado acadêmico -, o curso é direcionado às pessoas que atuam em áreas técnicas e querem preparar-se teorias aplicadas ao exercício da profissão. De acordo com especialistas, o mestrado profissional é pensado para quem está no mercado há no mínimo cinco anos e quer entender prática e hipótese, diferenciando-se, desse jeito, de MBAs, especializações e mestrados acadêmicos. Mesclar teoria e prática era pontualmente o que procurava Tiago Cruz, de trinta e dois anos, gerente de produtos numa multinacional.

Advertisement

Formado em 2003 em Ciência da Computação, ele fez uma pós em Gestão de Projetos em 2008 e, depois, um mestrado profissional. “O curso é voltado ao mercado e me permitiu trabalhar sempre que estudava. Diversos interessados ficam confusos ao tentar perceber as diferenças entre os abundantes tipos de pós (mais infos abaixo). O pró-reitor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Antônio Freitas, explica que a subsistência de MBA e mestrado profissional é exclusividade brasileira. “É como a jabuticaba. É qualquer coisa inventado aqui”, brinca.

Segundo Freitas, no Brasil o MBA fornece certificado e o mestrado profissional, diploma - no exterior não há essa diferença. “Os MBAs deveriam evoluir para o mestrado profissional, no entanto raramente isto vai ocorrer por causa de imediatamente tem muita gente ganhando dinheiro desse modo.” Procurada, a Capes não se manifestou sobre isso.

Advertisement

Públicas. As diferenças de classificação não impedem que as organizações aumentem o número de cursos ano a ano. As que mais oferecem programas reconhecidos e recomendados pela Capes são as públicas, entre elas as duas federais do Rio (Universidade Federal do Rio de Janeiro e Instituição Federal Fluminense) e a escola de São Paulo (USP), que é estadual.

Notaste Que Formoso E Que Completo? na listagem dos conhecidos pela Capes, entretanto informa doar dezoito no total. Pela UFRJ são 15 os mestrados profissionais reconhecidos na Capes. “É a modalidade de pós-graduação que mais cresceu no Brasil nos últimos cinco anos. E a tendência é que apareçam mais cursos”, confessa a pró-reitora de Pós-graduação e Procura da escola, Débora Foguel.

Advertisement

A UFRJ oferece mestrados profissionais em Arquitetura, Química Odontológica, Engenharia Urbana e Petroquímica, todavia encontra resistência. “Ainda existe muito desconhecimento, e a área de Engenharia é a mais relutante. Há quem responda que o mestrado profissional é mais fraco, no entanto não é verdade. O aluno assim como faz tese pra banca, só que com assunto mais prático”, diz Débora.

  • Notícias de pós-graduação
  • 8 Angra dos Reis
  • três - Mestrado a distância em correto
  • nove Estados unidos 2001
  • 79º Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Relação familiar do assessor com um dos proponentes

Os mestrados profissionais não têm suporte orçamentário da Capes para bolsas no País, dado que a maioria dos alunos continua atuando nas empresas e não tem de assistência econômica. 1,quatro 1 mil, mesmo valor do mestrado do programa acadêmico. Nas particulares, a história do mestrado profissional começou antes da regularização do MEC, em 1998. A Fundação Getúlio Vargas (FGV), tais como, abriu em 1993 a pós-graduação Mestrado Profissional de Administração, nos moldes do curso atual. Hoje, a faculdade tem oito cursos por este formato.

Advertisement

Mestrado em rede. Além de avaliar e regular a pós-graduação stricto sensu no Povo, a Capes coordena com associações de classe uma série de mestrados profissionais em rede para professores de diferentes áreas. As aulas são semipresenciais e ocorrem em diferentes universidades federais. O primeiro curso, denominado Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), surgiu em 2010. Ofertado com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), ele é destinado a docentes da rede pública. Em 2014, os programas em rede e a distância também formaram professores de Física, Letras, História e Artes. Há ainda cursos de Administração, coordenados na Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

No caso de Matemática, a título de exemplo, sessenta instituições oferecem o curso. Ifac Abre dezoito Vagas Para Mestrado Em Educação Profissional E Tecnológica (UFABC), a pós-graduação existe desde 2011. “É destinada pra professores que atuam no ensino fundamental e médio, que têm criação prévia. O questão é conteúdo matemático e embasamento do que será dado em sala de aula”, diz o coordenador do curso, Rafael de Mattos Grisi.

Share This Story

Get our newsletter